Sessão Solene da Câmara irá homenagear o Movimento de Mulheres Camponesas

Publicado em 31/07/2018 às 15:20 - Atualizado em 31/07/2018 às 15:23

A Sra. Clementina, que foi um dos pilares do movimento desde o início, foi a primeira a receber o convite da Sessão Solene
Créditos: Vinícius Rigo/Ascom Baixar Imagem

A sessão solene da Câmara de Vereadores deste ano irá homenagear as pessoas que deram início ao Movimento de Mulheres Camponesas, nos anos 80. A Sessão será realizada no dia 26 de setembro, quando é comemorado o 27º aniversário de Nova Itaberaba, às 09h, no Centro de Convivência dos Idosos.

O Movimento, que teve início em Nova Itaberaba, hoje é reconhecido nacionalmente e alcançou conquistas importantes para as mulheres. Entre as conquistas, está a sindicalização das mulheres e o reconhecimento da profissão como trabalhadora rural. Outro marco importante conquistado pelo movimento foi a conquista do Bloco de Notas de Produtor Rural, tanto individual, como em conjunto com o marido.

Para Paulinho Ilha da Silva, presidente da Câmara, é importante valorizar o movimento, que até hoje é muito importante para milhões de mulheres. “Esse movimento foi muito importante para as mulheres de todo o país, e temos que nos orgulhar de ele ter começado em Nova Itaberaba. Realizando essa homenagem, vamos também resgatar a história, promover encontro de pessoas que não se veem há vários anos. Vai ser muito satisfatório”, destacou Paulinho.

Na última segunda-feira (30), o Presidente iniciou a distribuição dos convites para os homenageados. Além da entrega dos convites aproveitou também para conhecer ainda mais a história das mulheres, que tanto lutaram pelos seus direitos. “É emocionante ouvir todas essas histórias. Nós vimos que muitas das conquistas que beneficiam as mulheres hoje, só existem por conta da luta dessas guerreiras. Essa homenagem é o mínimo que a gente deve fazer por elas”, completou.