Câmara aprova Moção de Aplausos e Congratulações à Polícia Militar

Publicado em 07/08/2018 às 15:05 - Atualizado em 07/08/2018 às 15:14

Cabo Émerson recebeu a homenagem, representando os outros policiais envolvidos na ocorrência
Créditos: Vinícius Rigo/Ascom Baixar Imagem

A moção foi motivada pelo corajoso atendimento no caso de duplo feminicídio, que chocou o município em maio deste ano.

Buscando valorizar o trabalho prestado pelos policiais militares que atendem o município, a Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade na sessão da última segunda-feira (06), uma Moção de Aplausos e Congratulações aos policiais Cabo Émerson Eurico dos Santos, Cabo Leandro Babitz, Soldado Alejandro Ortmann, Soldado Joacir dos Santos.

A moção, de iniciativa do vereador Celso Ferreira de Lima e apoiada por todos os vereadores, foi motivada pelo atendimento ao caso de duplo feminicídio na comunidade da Linha Garibaldi, em maio deste ano. Na ocasião, a guarnição homenageada pela Câmara atendeu a ocorrência onde um homem efetuou disparos de arma de fogo contra a sua atual namorada e a ex-sogra.

Quando a guarnição chegou ao local, o autor dos disparos ameaçou tirar a sua própria vida. Além disso, ainda oferecia perigo a outras pessoas que estavam próximas ao local. Foi então que iniciaram as negociações para que ele se rendesse, que duraram mais de trinta minutos. “Infelizmente no nosso trabalho temos que enfrentar situações tristes como esta que aconteceu. O que nos cabe, é tentar minimizar os efeitos colaterais e os problemas que já aconteceram. Nosso trabalho como policial não é julgar, sentenciar alguém a morte. Tentamos então agir da forma mais profissional possível”, explicou o Cabo Émerson, que representou a guarnição na homenagem prestada pela Câmara.

O vereador Celso Ferreira de Lima, que propôs a moção, defendeu a atitude e a coragem dos policiais. “As vezes nos perguntamos sobre as condições dos militares nestas horas. Ter a tranquilidade que tiveram para fazer a negociação com o atirador e evitar uma tragédia ainda maior. Não queríamos relembrar esse fato, que foi tão triste para todo o município, mas estes bravos policiais merecem o reconhecimento da nossa casa legislativa, por toda a coragem que tiveram. É preciso nos colocar no lugar de quem arrisca a vida para salvar a nossa”, defendeu.

O Cabo Émerson, em nome de toda a guarnição da Polícia Militar que atende o município, agradeceu a homenagem. “Profissionalmente ficamos muito satisfeitos em ver que o nosso trabalho é reconhecido, apesar de todas as dificuldades que enfrentamos. As vezes um simples ‘muito obrigado’ já nos deixa felizes, sabendo que estamos sendo observados e reconhecidos. Na maioria das vezes, o que recebemos são apenas as críticas, e não os elogios. Mas buscamos sempre fazer o que é certo, visando o bem da nossa população. Logicamente preferíamos ser parabenizados por ter feito algum trabalho que não envolvesse a morte de alguém, mas isso, infelizmente, também faz parte do nosso trabalho. Só temos a agradecer a todo o apoio que estamos recebendo”, completou.

Confira a moção clicando aqui.