Vereadores solicitam implantação de bueiros inteligentes em Nova Itaberaba

Publicado em 22/11/2018 às 14:52 - Atualizado em 22/11/2018 às 15:04

Valmor defendeu a instalação destes bueiros como forma de prevenção
Créditos: Vinícius Rigo/Ascom Baixar Imagem

A bancada de vereadores do MDB solicitou, através de indicação, que a administração municipal estude a possibilidade de implantação de bueiros inteligentes no município. A indicação assinada pelos vereadores Claudir Gilioli, Douglas Carraro e Valmor José Fosquiera, foi aprovada por unanimidade e encaminhada ao Poder Executivo.

O modelo de bueiro inteligente já é utilizado em algumas cidades brasileiras, como São Paulo e Balneário Camboriú, por exemplo. De acordo com o texto da indicação, os bueiros passariam a contar com a instalação de cestos com pequenos buracos para passagem de água, retendo apenas a sujeira. “Não é um problema crônico do nosso município, mas com a implementação desse sistema de prevenção podemos evitar grandes transtornos, e para pôr em prática não teremos um custo alto para a administração”, explicou o vereador Valmor, que teve a iniciativa de propor a implementação desse sistema após notar o interesse de outros municípios da região no modelo de bueiros.

A iniciativa, ainda conforme os vereadores, vai reduzir a quantidade de sujeira nas ruas após as chuvaradas. “O problema de alguns bueiros são estruturais, então tem mais coisas a serem feitas. Mas em boa parte deles o acumulo de lixo e sujeiras faz com que fiquem trancados. Então parte do problema já seria resolvido com essa iniciativa”, explicou Douglas. O vereador Claudir defendeu também o aumento do bem-estar que a instalação destes cestos (foto) podem gerar aos munícipes. “É uma ideia interessante, pois impede também a passagem de alguns animais, como os ratos, por exemplo. Além disso, retirar o lixo que fica retido nos bueiros, vai ajudar a diminuir o mau cheiro perto dos locais”, enfatizou.

Confira, abaixo, um vídeo que explica como funciona o sistema de bueiros inteligentes.