Vereadores aprovam indicação que solicita aumento de transparência na Saúde

Publicado em 19/02/2019 às 15:44 - Atualizado em 19/02/2019 às 15:51

Ao utilizar a tribuna, Valmor defendeu e explicou a solicitação
Créditos: Vinícius Rigo/Ascom Baixar Imagem

Já imaginou ser possível acompanhar se o seu remédio está disponível com apenas alguns clicks?

O vereador Valmor José Fosquiera (MDB) protocolou uma indicação solicitando a Administração Municipal para que providencie a implantação de um sistema online que promova maior transparência sobre os serviços prestados pela Unidade Básica de Saúde, principalmente, sobre os remédios que estão disponíveis ou não em estoque. A indicação foi aprovada por unanimidade pelos vereadores.

De acordo com o vereador, é comum munícipes saírem de suas casas no interior do município para buscar remédios na Unidade e não encontrar os produtos em estoque, o que acaba gerando certo transtorno e despesas que poderiam ter sido evitadas. “Muitas pessoas vem até a cidade somente para buscar o remédio. Por vezes, acabam perdendo uma tarde toda de serviço e quando chegam na Unidade, por algum motivo o remédio ainda não está disponível. Com essa indicação, espero contribuir para que esses transtornos deixem de ocorrer”, destacou Valmor, ao defender a sua indicação.

Além da indicação que solicita a implantação de um sistema para consultar a disponibilidade dos remédios, a Câmara está contribuindo também com o repasse de R$ 84.587,68 (Oitenta e quatro mil, quinhentos e oitenta e sete reais e sessenta e oito centavos) para aquisição de remédios. O valor corresponde a sobra do orçamento do Poder Legislativo ao final do ano de 2018, graças a economias feitas durante o andamento dos trabalhos. O Projeto de Lei n. 01/2019, que foi aprovado em primeira votação na última sessão ordinária, trata da autorização para que a Administração Municipal destine o dinheiro para este fim.

Com o repasse deste valor, os recentes problemas com falta de remédios deverão ser solucionados por, ao menos, dois meses. O vereador Paulinho Ilha da Silva (PT), responsável pelo pedido de repasse para a Unidade de Saúde, comemorou o atendimento da sua solicitação. “Todos os vereadores estão de parabéns pela economia que fizemos no último ano. A saúde é sempre um dos principais focos. Por isso achamos por bem buscar uma forma legal para ajudar a nossa Unidade de Saúde. Estamos felizes por esta iniciativa”, comemorou.